RioParaibaVive: conheça o grande campeão da RestauraNatureza 2023


20 de setembro de 2023

O grupo escolar RioParaibaVive – Tampet- SF salva! foi o grande vencedor da categoria Comissão Julgadora da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, na 2ª edição da competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela associação Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).  

Os estudantes Heloisy Castro Fonseca, Isabella de Souza Paulino, João Gabriel Ferreira de Matos, Lais de Almeida Nascimento e Thalita Barros Fernandes, batizados de “restauradores mirins”, orientados pelo professor Bruno Jorge Batista dos Santos, buscaram formar parcerias para ampliar suas ações e se destacaram no critério engajamento. O grupo RioParaibaVive – Tampet- SF salva!, da Escola Municipal Espírito Santo, em Volta Redonda (RJ), mobilizou a comunidade local, poder público e a sociedade organizada na campanha #jogaatampinha para produzir e distribuir recipientes (coletores) para coletar tampinhas de garrafa, de forma a sensibilizar a população para o descarte incorreto desses resíduos e revertê-los em recurso financeiro para o próprio projeto. Com a mobilização que envolveu 300 estudantes da escola, toneladas de tampinhas foram coletadas e vendidas – e o dinheiro foi doado integralmente para a Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda, para realizar reparos do espaço que abriga cerca de 140 animais. “Meu maior aprendizado foi a responsabilidade compartilhada para diminuir o impacto no meio ambiente”, afirma a estudante Heloisy Castro Fonseca, integrante do grupo RioParaibaVive.

Em seis visitas realizadas pelo grupo formado por cinco estudantes, juntos de outros 21 alunos do 7º ano à sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), área no sul do estado Rio de Janeiro, os participantes da olimpíada e seus apoiadores participaram de sessões de educação ambiental e plantaram espécies da Mata Atlântica variadas como aroeira-vermelha, pau-formiga, ipê-amarelo, pitanga e grumixama. Uma área de 4.900 m² no sul fluminense recebeu mais de 800 mudas de espécies nativas. Davi William de Oliveira Ferreira foi um dos estudantes que foi a campo junto com os participantes da olimpíada, para dar apoio, e participou de todas as etapas da Restaura Natureza. “Meu maior aprendizado foi conhecer a importância de restaurar os ecossistemas”, diz.

“Participar da olimpíada aumentou a nossa conexão com a natureza e nos permitiu conhecer Unidades de Conservação e contribuir com a restauração de ecossistemas”, diz o estudante João Gabriel Ferreira de Matos, integrante do grupo RioParaibaVive. O professor Bruno realizou uma atividade de diagnóstico participativo com 300 alunos da Escola Municipal Espírito Santo, com perguntas relacionadas à importância das Unidades de Conservação. Aos estudantes, também foi apresentada uma prancha de identificação de espécies da fauna ameaçadas, com o objetivo de relacionar o cágado Paraíba com o Rio Paraíba do Sul. “A utilização da prancha de espécies bandeira é uma importante estratégia de sensibilização visando à conservação. Desperta curiosidade e gera conhecimento nos alunos”, afirma.

Participar da olimpíada Restaura Natureza foi muito gratificante, diz o professor Bruno. “Nossos alunos se tornaram protagonistas: estimularam a responsabilidade compartilhada, incentivaram toda a comunidade escolar a reduzir o plástico descartado nos aterros sanitários. Conseguimos fazer ações práticas de restauração e colocamos nossos alunos à frente, como multiplicadores de ações e ideias. Esperamos que nossas ações durem por muito tempo e que estimulem outras escolas a participarem também da Restaura Natureza”, diz o professor, que prevê a continuidade das ações e planeja a expansão das atividades para outras escolas da região.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.