Jovens Agroflorestores é campeão da Votação Popular e vice da Comissão Julgadora da Restaura Natureza 2023


26 de setembro de 2023

Eles converteram uma área degradada, no Agreste de Pernambuco, de 4.056m², em um “laboratório” agroflorestal, com cultivo de alimentos e manutenção da floresta. O grupo Jovens Agroflorestores, da  Escola Municipal São José, em Vertente do Lério (PE), ficou em 1º lugar na categoria Voto Popular e 2º lugar na categoria Comissão Julgadora na Restaura Natureza 2023 – a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil.

Os estudantes Ana Luisa Silva dos Santos, Evellen Rayane da Silva Marques, Jean Victor da Silva Xavier, Leonardo Liniker Batista de Lima e Paloma Isnelly Barbosa da Silva, coordenados pelo professor Rafael Bezerra do Nascimento, realizaram o plantio de mais de cem espécies nativas e exóticas no seu Sistema Agroflorestal (SAF), utilizando diversas técnicas de restauração. A área virou um espaço de pesquisas e experimentos e recebeu agricultores, estudantes, pesquisadores e professores para a troca de experiências. Outra área, dentro da escola, de 87m², virou um “mini-SAF” nas mãos dos Jovens Agroflorestores. “A ação teve como motivação,  além de restaurar a natureza, mostrar a importância da agricultura familiar para o país”, diz o professor.

Para Leonardo Liniker, integrante do grupo, a fase prática foi a mais legal de participar. “Das mais de 100 espécies produzidas no nosso SAF, nós plantamos quatro tipo de plantas chave: a palma, sisal, o gravatá e o mandacaru, que vão servir como hidrogel natural para os períodos de seca”, diz.

O grupo realizou visitas à ONG Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa) e a uma feira agroecológica. Esteve em escolas nos municípios de Vertente do Lério e de Surubim, para falar sobre a ação de restauração da olimpíada. Na ETE (Escola Técnica Estadual) Antônio Arruda de Farias, os Jovens Agroflorestores promoveram um lançamento de bombas de sementes em uma área de 2.237m.

No quesito Comunicação, o grupo se destacou e ganhou pontuação alta da Comissão Julgadora. Com o seu perfil no Instagram, o Jovens Agroflorestores conquistou mais de 1.500 seguidores. Publicou vídeos com apresentação de espécies vegetais, dicas de plantio e de manejo de SAFs. Também postou vídeos de apoio de especialistas, que reconheceram a importância da iniciativa escolar. Promoveu lives com outro grupo participante da Restaura Natureza, o Tapajônicos, e com os agroflorestores Namastê Messerschmidt e Vilmar Lermen.

“Foi a melhor experiência que já tive”, afirma o estudante Jean Victor, integrante do Jovens Agroflorestores, sobre sua participação na olimpíada. “Gostei muito de tudo, desde os quizzes, que achei o maior desafio da olimpíada, até a fase prática.”

A estudante Paloma Isnelly afirma que o grupo todo se empenhou muito na olimpíada e conseguiu um apoio enorme de outras pessoas. “Foi uma experiência diferente. Entrei em contato com a natureza e com temas que não conhecia. Fico feliz com o 2º lugar que conquistamos”, diz. Na visão do professor Rafael Nascimento, a maior vitória do grupo foi resgatar a conexão dos estudantes com a natureza. “Formamos esses jovens para que sejam disseminadores desse conhecimento.”

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.