Em versão 2.0, Grupo Sauins Protetores destaca-se novamente como um dos vencedores da Restaura Natureza


1 de outubro de 2023

O grupo Sauins Protetores, vencedor da Restaura Natureza 2022, a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, marcou presença novamente na lista dos vencedores da competição escolar em 2023. Com novos integrantes, ficou em 3º lugar na categoria Comissão Julgadora.

Dafne Kelen Monteiro da Silva, Daniel Victor Pinheiros de Souza, Guilherme Correa de Oliveira, Jackson Davi Farias Maciel, Maria Eduarda Lucena Viana, da Escola Municipal Professora Tereza Cordovil Guimarães, em Manaus (AM), acompanhados pela professora Christinne Matos Marcos, fizeram uma ação de restauração na comunidade ribeirinha Menino Jesus, localizada na vila do Puraquequara, às margens do Rio Amazonas. Foram plantadas 60 mudas de espécies nativas como mogno, cumaru, açaí, goiaba branca, ipê branco, andiroba e ipê.

No quesito Engajamento, o grupo se destacou. Para chegar à comunidade, que fica localizada a 15 km da cidade de Manaus, os Sauins Protetores 2.0 entraram no barco-escola da startup Tree Earth, uma das parcerias feitas pelo grupo na olimpíada. Na ação de restauração, os estudantes envolveram outros atores, como do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT-11), do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, da Polícia Civil, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Secretaria Municipal de Educação, da fábrica da Caloi, lideranças comunitárias, estudantes de outras escolas e corpo docente e discente da própria escola, a E.M. Tereza Cordovil.

Além de divulgarem suas ações no seu perfil no Instagram, o grupo contou com o apoio da assessoria de comunicação da SEMED, Secretaria de Educação de Manaus e do TRT, o que promoveu uma ativação da imprensa local.

A estudante Dafne Kelen Monteiro da Silva, que foi integrante do grupo no ano passado, afirma que gostou de participar novamente da olimpíada em 2023. “Obtive mais conhecimentos ao competir neste segundo ano. A olimpíada é um meio de aprendizagem importante,que aborda temas significativos nos dias de hoje. Ela nos permite restaurar nossa paixão pela natureza. Por isso, quero incentivar mais estudantes a participarem também”, diz. 

Todos os integrantes do grupo disseram ter um sonho em comum: levar a mensagem de amor à natureza para pessoas não só do Brasil, mas de outros países, sejam jovens ou adultos. “Temos sofrido com o desmatamento na Amazônia aqui em Manaus. Atualmente, é muito comum aparecer uma fumaça densa das queimadas, que causam problemas à nossa saúde. Porém, a impressão é que poucos adolescentes se importam com a natureza. Queremos mostrar ao mundo, por meio do nosso projeto, que é importante evitar o desmatamento, diz Dafne.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.