Grupo Esperança Verde pede votos em feiras e mercados e conquista 3º lugar na Votação Popular da Restaura Natureza 2023


10 de outubro de 2023

Com o apoio de familiares e da comunidade escolar, o grupo Esperança Verde, do Colégio Celtas de Votuporanga, em Votuporanga (SP), ficou em 3º lugar na categoria Votação Popular da Restaura Natureza 2023, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizado pela associação Quero na Escola.

Os estudantes Amanda Crespo Vicente, João Otávio Vila, Marina Galbe de Carvalho Napoli, Maily do Carmo Rangel, Pedro Rodrigues Bernardes integraram o grupo Esperança Verde na olimpíada, coordenados pelo professor Bruno Bagnola Amaral Macedo, e tiveram apoio de outros alunos da escola que participaram das atividades da Restaura Natureza 2023.

Para conseguirem mais votos na fase da Votação Popular, o grupo produziu vídeos e fez campanha nas redes sociais. Pediu votos em feiras e supermercados e colou cartazes com o código QR para o site de votação. “Montamos um estande dentro do supermercado com um computador e convidamos as pessoas a votarem na gente”, conta o professor Macedo. Dentro da escola, foram de sala em sala para falar do projeto e pedir votos. “Nós acreditamos na vitória até o fim. As famílias se envolveram muito na campanha”, diz. Venceram na categoria Votação Popular os grupos com maior pontuação da soma de número de votos e pontos da fase online, que teve quizzes sobre os temas formativos.

O grupo, junto com outros estudantes que participaram da ação de restauração, fez um plantio de cinco espécies nativas em uma área de propriedade privada, de 300 metros quadrados, próxima ao córrego Cachoeirinha, na cidade de Votuporanga (SP). A área foi cedida pela família de um dos integrantes do grupo. Cada muda plantada tem uma placa de identificação com seu nome popular e o nome científico, entre outras informações. Foram plantados o ipê amarelo, goiabeira, pitangueira, embaúba e guatambu. A embaúba é uma espécie pioneira, ideal para início de restauração, pois cresce mesmo em ambiente difícil e é atrativa para a fauna.

Os estudantes também fizeram um trabalho de coleta de óleo junto aos comerciantes da cidade, em restaurantes e bares, para transformar em sabão por meio de uma reação química (saponificação).

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.