Manual do professor: como orientar um grupo


14 de janeiro de 2025

Professor, quer ajuda para orientar um ou mais grupos de estudantes inscritos na Restaura Natureza? Então, consulte este manual.

Veja a seguir as principais respostas a dúvidas sobre como orientar sua equipe e também link para tabelas de Competências e Habilidades que relacionam os 27 Planos de Ação disponibilizados pela Restaura Natureza como inspiração para os inscritos, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, esperamos apoiá-los na inserção da Olimpíada Brasileira de Ecossistemas em suas aulas e projetos.

Este manual pode sofrer alterações e atualizações de acordo com novas perguntas que podemos receber de estudantes e educadores. Você também pode enviar as suas perguntas para a equipe da Restaura Natureza. Além deste manual, recomendamos a leitura do regulamento da olimpíada. 

Como é feito o cadastro na Restaura Natureza?  

No contexto da Restaura Natureza, professores(as) e estudantes podem chegar de duas maneiras:

a) O(A) estudante realiza seu cadastro e convida o(a) professor(a) a participar.

Na página principal do site da Restaura Natureza, em PARTICIPE, é possível realizar o cadastro de estudantes e de professores(as).

Ao realizar o cadastro, na página do PERFIL, o(a) estudante deverá indicar um(a) professor(a) orientador(a) responsável. O professor receberá um email convite para se inscrever na Olimpíada. 

Campo onde estudante insere o e-mail do(a) professor(a)

Observação importante: a pontuação referente à FASE ONLINE e inscrição do(a) estudante só serão consideradas válidas quando o(a) professor(a) validá-lo(a) em algum grupo. Sem a validação de um(a) professor(a), o(a) estudante encerra sua participação na Restaura Natureza na FASE ONLINE.

b) O(A)  professor(a) realiza seu cadastro e convida os(as) estudantes a participarem. 

Após a realização do cadastro, o(a) professor(a) poderá validar a inscrição de seus estudantes,  inscrevendo grupos pelos quais será responsável. 

Para a inscrição dos grupos o(a) professor(a) deve fazer seu login no site e acessar “MEUS GRUPOS” na sua página de perfil. Nesta página o(a) professor(a)  deve clicar no botão “Criar Grupo”.

Em seguida, preencher com as informações do grupo:

Depois, poderá convidar estudantes para este grupo de duas formas: 

a) Poderá convidar para o grupo estudantes que ainda não se cadastraram na Restaura Natureza adicionando seus e-mails. Estes estudantes receberão um email convite. 

No campo “SELECIONE UM ALUNO”, clique em “OUTRO” e insira o email do(a) estudante. Quando o(a) estudante fizer sua inscrição, automaticamente irá aparecer no grupo sua inscrição ser validada. 

b) Adicionar estudantes já cadastrados na Restaura Natureza para participar de um grupo que irá orientar. Neste caso, se o estudante já se inscreveu e o(a) indicou como professor(a) orientador(a), é só clicar em “SELECIONE UM ALUNO”, irá aparecer o nome de todos os estudantes em uma caixa suspensa.  É só selecionar o(a) estudante e apertar em “CONVIDAR ALUNO”. 

Não é necessário realizar a validação de todos os(a)  alunos(as) no mesmo momento. Os grupos podem ser editados até o final da FASE PRÁTICA, porém, com estudantes inscritos na olimpíada. Não será permitida a inscrição de estudantes após o término da FASE ONLINE.

Como validar a inscrição de estudantes? 

Fechando a página de convidar alunos, você verá no grupo o nome de todos(as) estudantes. Em cada um deles, clique no botão “VALIDAR”. Confira as informações, se estão corretas e clique em “VALIDAR ESTUDANTE”. Pronto, estudante CONFIRMADO(A). 

Como adicionar mais grupos? 

Cada grupo de estudantes poderá ter até 5 membros, além de um(a) professor(a) orientador(a) .O(A) professor(a) poderá ser responsável por quantos grupos quiser. Na  página “MEUS GRUPOS” o(a) professor(a)  encontrará abaixo do grupo criado o campo: “Criar novo grupo”  e repetir o processo. 

Como gerenciar grupos? 

Para realizar o acompanhamento de cada grupo, sua pontuação e envio de materiais relacionados a ação restauradora do grupo, o(a) professor(a) deve efetuar seu login no site e acessar “MEUS GRUPOS”. Nesta página o(a) professor(a) poderá adicionar, remover ou alterar informações de seus grupos.

O (A) professor(a) poderá retornar quantas vezes for necessário, editar os integrantes do grupo, organizar e alterar o nome dos grupos até o envio do relato de ação da FASE PRÁTICA. Depois disso, não será possível realizar alterações nos grupos.

Além disso, nesta página o professor enviará os materiais de Registro de Ação da FASE PRÁTICA, de cada grupo.

Qual o papel do(a) professor(a) orientador responsável por um grupo? 

O(A) professor(a) será responsável pelos estudantes, sendo a ponte entre a escola, pais e responsáveis e demais atores da comunidade escolar envolvidos. 

Seu papel como orientador(a) responsável será, junto aos estudantes de cada grupo, ajudar no planejamento, realização de uma ação prática na temática de Restauração de Ecossistemas e na produção de um material final de relato da ação.

Os (As) professores(as) poderão orientar vários grupos, porém cada grupo terá que realizar sua ação de forma individual. 

Observação importante: Embora grupos orientados por um(a) mesma professor(a) possam se apoiar em suas ações, CADA GRUPO DEVERÁ APRESENTAR UM RELATO DE AÇÃO. Estes relatos terão de apresentar o protagonismo de cada um dos grupos na ação, não sendo permitido enviar o mesmo relato para grupos diferentes.  

Ao término da FASE ONLINE, cabe ao professor(a) verificar se o material final com o relato da ação realizada foi enviado. O material pode ser editado pelo(a) professor(a), mas após enviado, os estudantes não poderão acrescentar mais nenhum material. 

O envio do material final é essencial para que o grupo possa concorrer nas duas categorias “Comissão Julgadora” e “Voto Popular”. 

Como orientar um grupo?

Para orientar um grupo na Restaura Natureza é necessário que o(a) professor(a) tenha criatividade, animação, disposição para animar os estudantes a colocar a mão na terra ou buscar formas de beneficiá-la. É preciso ter o propósito de restaurar a Natureza! 

Os(As) professores(as) podem aproveitar os conteúdos da Restaura Natureza para a realização de projetos interdisciplinares na escola, criação de disciplinas eletivas, reproduzir planos de ação em sala de aula etc. 

Recomendamos aos professores(as) também realizarem a leitura do regulamento, dos Temas Formativos, Planos de Ação, materiais de apoio para auxiliar no planejamento das ações dos grupos.

As Olimpíadas de Restauração e a BNCC 

Os 27 Planos de Ação propostos na Restaura Natureza foram concebidos com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Isso sugere grande liberdade para que cada proposta seja explorada de forma livre a partir das inquietações e da realidade de cada comunidade de aprendizagem.

Dessa forma, foi elaborada uma Matriz Pedagógica que indica, para cada ação, as competências possíveis de serem fomentadas nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e nos componentes específicos de Ciências e Geografia, tomando como referência o público alvo desta iniciativa, estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e também do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Selecionamos na Base Nacional Comum Curricular algumas habilidades específicas nas quais vimos relação com os objetos de conhecimentos e seus códigos.  

Para complementar essa gama inicial de temas a serem desdobrados, indicamos as correspondências mais diretas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que compõem a Agenda 2030 promovida pela ONU e adotada no Brasil por diversas unidades da federação, da União aos municípios.

Considerando que os 27 Planos de Ação apresentados têm caráter indicativo, podendo o professor, as equipes e outros participantes inovarem no formato dos produtos finais, deixamos claro a possibilidade e mesmo a necessidade de ajustes dessas habilidades aos interesses e perfis de cada participante individual ou coletivo.

Para acessar os 27 Planos de Ação, o(a) professora deve efetuar login no site da Restaura Natureza e acessar TEMAS.  Os Planos de Ação estão disponibilizados dentro de cada tema. 

Acesse aqui a Matriz Pedagógica

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.