Restaura Natureza abre inscrições para a sua 3ª edição  


4 de fevereiro de 2025

Estudantes de escolas de todo o Brasil podem se cadastrar para participar da competição colaborativa e realizar ações para ajudar a natureza a se regenerar 

Estão abertas as inscrições para a 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, uma competição colaborativa que estimula estudantes, suas famílias e toda a comunidade escolar a agir em momento de emergência climática, com aplicação do aprendizado teórico em ações práticas. 

Podem participar da competição colaborativa estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Assim que realizar o cadastro, grátis e rápido, o estudante pode começar a realizar os quizzes da Fase Online sobre temas urgentes e fundamentais como Escassez Hídrica e Segurança Alimentar para acumular pontos, além de formar seu grupo para a Fase Prática, que deve ter um professor responsável inscrito. É possível se cadastrar como “visitante”, caso não preencha os critérios de participante, para se desafiar nos quizzes, mas sem concorrer na olimpíada. 

A olimpíada é composta por duas fases simultâneas, que já estão em andamento: a Fase Online, que apresenta 10 Temas Formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos teóricos individualmente nos quizzes, e a Fase Prática, realizada em grupo, em que as crianças e adolescentes irão desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, incidência política, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas.  

Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios. “No contexto de crise climática, em que todos precisam mudar o paradigma e se ver como parte da natureza, as escolas têm um papel fundamental. A Restaura Natureza responde a uma angústia que estamos vivendo, nos permite sair da paralisia e partir para ação prática a partir de conhecimentos e saberes. Os estudantes criam ações que fazem sentido no seu contexto e têm vivências que os acompanharão por toda a vida”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. 

A 3ª edição da olimpíada está fortemente conectada à COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro no Brasil, em Belém (PA), e à 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Uma das sugestões de ação prática apresentada aos estudantes, por exemplo, é a criação e desenvolvimento de uma COP do Clima local, focada na discussão e busca de soluções para os desafios ambientais enfrentados em seu território. Outra ação sugerida aos participantes é para a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, com propostas como a desimpermeabilização de calçadas e descompactação do solo. 

“A olimpíada é uma importante frente de atuação do WWF-Brasil dentro da estratégia de restauração da paisagem, pois crianças e jovens são atores essenciais na promoção de ações concretas, hoje e no futuro. Além de se conectarem com a natureza, implementam atividades ambientais e engajam suas famílias e a comunidade na causa. Eles são multiplicadores em escala nacional”, diz Veronica Maioli, especialista de Conservação do WWF-Brasil. 

A Restaura Natureza tem como embaixadores a professora e historiadora Keilla Vila Flor e o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola. A empresa Aegea é apoiadora da olimpíada. 

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.