Cinco grupos escolares recebem menção honrosa na Restaura Natureza 2023
Além de escolher os vencedores das categorias Comissão Julgadora e Votação Popular da Restaura Natureza 2023 – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, a comissão organizadora fez menção honrosa a cinco grupos participantes da olimpíada que não venceram nos critérios estabelecidos, mas se destacaram na competição colaborativa.
“A Restaura Natureza tem seus critérios pré-estabelecidos, mas, ao mesmo tempo, valoriza o protagonismo das comunidades escolares na criação de ações em formatos que sequer antecipamos. Ficamos muito felizes com algumas surpresas e queremos incentivar e honrar estes esforços” , justifica Cinthia Rodrigues, cofundadora da associação Quero na Escola, organizadora da olimpíada realizada pela WWF-Brasil.
O grupo Restaura Praias, do Colégio Liceu Jardim, em Santo André (SP), recebeu a menção honrosa “Tubarão: nunca dorme”. Grupo que nasceu na edição de 2022 e nunca parou de fazer ações: realizou mutirões, ampliou a rede e publicou posts nos seus canais das redes sociais, que já tem quase mil seguidores. Os estudantes vendem adesivos para ajudar financeiramente as pessoas que realizam limpezas de praia, para realizar palestras de educação ambiental para adultos e crianças, realizar eventos que eliminam plástico de uso único e para desestimular a pesca fantasma. “Estamos felizes com essa menção honrosa. Entendemos que o futuro é agora, por isso, não pararemos por aqui”, afirma Kauã Mil Rodovalho, integrante do Restaura Praia, que se juntou ao estudante Pedro Franco Cardoso para participar da olimpíada, orientado pelo professor João Paulo Froes Alvim.
Outra menção honrosa, “Coruja: rigor científico”, foi concedida ao grupo Ecofriends, do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, de São Paulo (SP). Os estudantes desenvolveram um roteiro urbano de valorização da natureza de um bairro da zona leste da capital paulista e enviaram, como documento extra, um artigo científico sobre o trabalho desenvolvido, junto com os demais materiais referentes à ação de restauração da olimpíada. “Aproveitei as atividades da Restaura Natureza para que os alunos treinassem as normas ABNT, que tinham aprendido anteriormente, para escrever o artigo sobre o trabalho da trilha urbana no nosso bairro paulistano da Vila Formosa, conhecido por suas praças”, explica a professora Giulliana Aparecida Lopes de Melo Rocha. Segundo ela, o grupo ficou contente com a menção honrosa. “Quando estávamos assistimos à live de anúncio dos vencedores e soubemos que o nosso grupo havia recebido a premiação honrosa, foi maravilhoso. Eu chorei em casa e começamos a trocar mensagens entre os integrantes, felizes.”
O Colégio Anita Gonçalves, de Paulista (PE), recebeu a menção honrosa “Colmeia: muitos polinizadores”, por participar da Restaura Natureza com cinco professores orientadores e 119 estudantes. Dos cinco grupos formados, quatro foram finalistas. Os grupos desenvolveram ações em diferentes temas da Restaura Natureza e envolveram toda a escola, apresentando suas ações e pesquisas no Evento Espaço Cultural.
O professor José Roberto de Lima, do Sesi 207 Centro Educacional, em Caçapava (SP), recebeu a menção honrosa “Professor polvo: muitos braços”, por ter orientado sete grupos com ações diferentes, sendo cinco deles finalistas da Restaura Natureza 2023. “A comunidade escolar participou de forma ativa e nosso maior ganho foi o engajamento. Ninguém preserva o que não conhece. Levar nossos estudantes para uma propriedade de agrofloresta, descobrir uma nascente desprotegida no centro da cidade e identificar espécies de abelhas nativas à nossa volta foram alguns dos momentos marcantes para todos. Os mutirões de plantio, reconhecimento de espécies e o diálogo com um proprietário na zona rural colocaram nossos grupos em conexão com a natureza”, diz o professor Lima.
O grupo Asa Branca, da Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, em Monsenhor Tabosa (CE), recebeu a menção honrosa “Fruto: Segurança alimentar” na Restaura Natureza 2023. O grupo pertence a uma escola de assentamentos apoiados pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A escola mantém um banco de sementes e um viveiro para produção de mudas. Na sua rotina, estudantes têm a experiencia de produzir alimento de forma aliada a restauração, com Sistemas Agroflorestais. Além disso, doam mudas e alimentos para a comunidade do entorno. “A menção honrosa tem uma importância grande para nossa escola e para a nossa região, pois queremos que os educandos que vivem no campo despertem interesse em participar da atividades e campanhas que a escola promove, principalmente na campanha nacional permanente de plantar árvores e produzir alimentos saudáveis da qual estão participando as escolas do campo do Ceará e do Movimento dos Trabalhadores sem Terra”, diz Marcos Antonio Pereira da Silva, professor responsável pelo grupo.