Escola vencedora na Restaura Natureza concorre a Prêmio das Melhores do Mundo


25 de junho de 2024

Estudantes da escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba (PA) Foto: Ascom/Seduc

A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba (PA), está entre as 10 finalistas do Prêmio das Melhores Escolas do Mundo (World´s Best School Prizes) 2024, na categoria Ação Ambiental.

A professora Eliude Ramos inscreveu a escola no prêmio internacional com o projeto Criando Guardiões no Coração da Amazônia. O projeto quer formar “guardiões ambientais” da Amazônia e ampliar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a preservação da natureza, com objetivo de manter a biodiversidade. Participam 34 alunos, que impactam 500 pessoas indiretamente.

Em setembro de 2022, a professora Eliude começou a realizar com os estudantes a coleta de sementes dos quatro ipês amarelos que rodeiam a escola. As sementes eram guardadas em papéis de seda para serem doadas a quem visitasse o  “Brechó – Moda Circular e Sustentável” realizado pela turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da qual participaram estudantes surdos e com deficiência intelectual. 

Após o evento, os alunos se inscreveram na 2ª Restaura Natureza, realizada em 2023. Na fase prática da olimpíada do WWF-Brasil, eles formaram o grupo Tapajônicos, sob responsabilidade da professora Eliude, organizaram uma rede de coleta e trocas de mudas e sementes e realizaram eventos de plantio de mudas e lançamento de 800 bolas de semente em diversas áreas.

O grupo também preparou “berçários” improvisados para produzir mudas, feitos de caixas de ovos, caixa de papelão e de isopor para depositar sementes. Os participantes receberam orientações sobre como preparar o solo, cavar buracos, além de terem a chance de jogar as bolas de sementes no meio ambiente, para germinarem. O projeto também abarcou diferentes variedades de sementes amazônicas, como açaí, buriti e jatobá. Ao todo, 280 mudas foram plantadas na região. “A Restaura Natureza foi importante porque pudemos ampliar as nossas ações. Até então estávamos trabalhando apenas com uma espécie, que é o ipê amarelo. Mas o regulamento da olimpíada valorizava a diversidade de espécies”, afirma. 

Os estudantes ainda participaram de visitas em instituições que trabalham com sustentabilidade, como o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Para pagar alguns custos de transporte dessas visitas, foi usado o dinheiro obtido no brechó organizado pelos estudantes em 2022.

A professora notou que o projeto promoveu uma transformação no envolvimento dos alunos e da comunidade, com aumento da matrícula e frequência escolar. “O projeto despertou um sentimento de pertencimento e realização em alguns estudantes e a escola se tornou um modelo para a região, por seu compromisso com a sustentabilidade”, diz.

O World’s Best School Prizes, iniciativa da organização britânica T4 Education com apoio da Fundação Lemann, foi criado para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas.

O prêmio conta com cinco categorias: Ação Ambiental; Inovação; Superação de Adversidades; Colaboração Comunitária e Apoiando Vidas Saudáveis. Em setembro, serão anunciadas três escolas finalistas de cada categoria, escolhidas por juízes especializados. Os grandes vencedores de cada categoria serão anunciados em novembro e cada uma receberá o prêmio de 10 mil dólares. Em novembro também será anunciado também a escola vencedora da votação pública. Caso a Escola Professora Maria das Graças ganhe o prêmio, a diretoria pretende usar o fundo para melhorar a infraestrutura da escola, expandir programas educativos e melhorar o alcance comunitário.

A Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, fundada em 2004, atende 273 estudantes do Ensino Médio, sendo 168 na modalidade Integral e 105 no Regular e EJA. O corpo docente é composto por 27 professores.

COMO VOTAR

A votação pública vai até o dia 28 de junho e o resultado será divulgado em novembro. VOTE AQUI

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.