Formação online da Restaura Natureza para professores do MT e MS será em setembro


20 de agosto de 2024

A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela Quero na Escola, irá oferecer a formação online gratuita “Como colocar a restauração de ecossistemas nos projetos da escola”, com carga horária de duas horas, voltada a professores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Há duas opções de data para escolher:

> Dia 10/09, das 20h às 22h (Inscreva-se aqui)

OU

> Dia 26/09, das 10h às 12h. (Inscreva-se aqui)

Os professores inscritos poderão conhecer as fases da olimpíada, os Temas Formativos trabalhados ao longo do processo e entender como o conteúdo da competição colaborativa se conecta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também serão apresentados os casos de grupos que tiveram sucesso nas edições anteriores. Todos os participantes irão receber certificado.

“A Restaura Natureza oferece aos professores uma oportunidade de levar aos estudantes temas importantes e urgentes de forma transversal e lúdica, com projetos mão na massa”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação que organiza a competição colaborativa. “Os professores que participarem da formação online certamente ficarão animados para formar seus grupos e desenvolver soluções práticas para restaurar os ecossistemas onde vivem.”

Esta formação online será focada no público dos estados de MT e MS a fim de atrair mais participantes da região para a 3ª edição da Restaura Natureza. O Pantanal e o Cerrado, biomas presentes nos dois estados, foram os campeões brasileiros na quantidade de focos de incêndio desde 1988, quando as queimadas começaram a ser monitoradas por satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

No Pantanal, o fogo foi responsável pela perda de 1,3 milhão de hectares em 2023. As ameaças ao bioma são muitas: além de incêndios que saem do controle, há conversão do uso do solo, através de, principalmente, desmatamento e atividades de agropecuária. A degradação da paisagem natural afeta a qualidade dos solos e da água, através da erosão e sedimentação de rios e nascentes, impactando o modo de vida das populações e a economia local. “Por isso, o WWF-Brasil e parceiros, vêm trabalhando nas Cabeceiras do Pantanal investindo na restauração de nascentes e rios, reabilitando pastagens degradadas e fortalecendo os produtos da sociobiodiversidade do Cerrado. Tudo isso é fundamental para revertermos a degradação da paisagem, garantir a oferta de água em qualidade e quantidade, além de gerar trabalho e renda, manutenção da cultura e do bem-estar da população local”, diz Veronica Maioli, especialista em Conservação e Restauração do WWF-Brasil. “Os professores que incentivarem seus alunos a participarem da olimpíada estarão somando esforços a este movimento tão importante”, complementa Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

A Restaura Natureza é uma iniciativa para promover a cultura e a vivência da restauração a partir da comunidade escolar, alinhada à Década de Restauração de Ecossistemas da ONU (Organização das Nações Unidas). Tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais o PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente , os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a SOBRE, Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica, e o Instituto Alana. A Aegea é apoiadora da olimpíada.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.