Grupos Dinah e Pequis criam “sala de votação” e vencem na categoria Voto Popular


22 de outubro de 2022

Os grupos Dinah e Pequis, da Escola Estadual Professora Dinah de Moraes e Seixas, de Pederneiras (SP), levaram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, na categoria Voto Popular na Restaura Natureza 2022. Para os integrantes das duas equipes, três fatores foram decisivos para conquistarem muitos votos: a vontade de vencer, a criação de uma sala de votação no laboratório de informática e a união dos dois grupos e de toda a escola para ter sucesso no projeto e na competição.

Grupo Dinah venceu na categoria Voto Popular – Foto: arquivo pessoal

“Passamos nas salas de aulas de outras classes para apresentar as olimpíadas e o nosso projeto”, conta Ray Pablo Aguilar Santos, um dos integrantes do grupo Pequis. A convocação para a votação também foi feita pelo e-mail institucional, pelo Facebook e pelo grupo do WhatsApp da escola. “Somos como uma grande família. Quando surge um projeto, toda a escola se mobiliza em prol dos alunos”, diz Claudia Elisa Carci Besse, diretora da escola, que estimulou os professores a participarem da Restaura Natureza.

Na primeira fase da olimpíada, individual e online, em que os alunos participaram respondendo perguntas de múltiplas respostas (quizzes), as professoras levaram os grupos para a sala de informática, onde eles faziam pesquisas para ajudar a responder os quizzes. “Para eles, foi desafiador”, diz a professora Yara Manfrin Garcia, responsável pelo grupo Alunos Dinah. A aluna Camila de Souza Silva, do grupo Pequis, que há cerca de 1 ano veio do estado do Pará para o interior de São Paulo, deu sua contribuição para o grupo com seus conhecimentos sobre o bioma Amazônia. “Eu costumava ajudar a minha avó a coletar açaí, castanha e cupuaçu”, diz a estudante. 

O grupo Alunos Dinah decidiram, na segunda fase, fazer um projeto de restauração de uma  área na escola. Juntos, eles foram até a prefeitura da cidade para pedir autorização e apoio para a ação. Conseguiram 20 mudas para realizar o plantio no local – e colocaram a mão na terra. A atividade despertou o interesse de alunos de fora do grupo, que até hoje ajudam a cuidar da área. “Aprendi sobre o plantio de árvores, sobre como cuidar delas”, diz Alexandre Gomes, um dos integrantes do grupo Alunos Dinah, que levou o 1º lugar na categoria Voto Popular. Guylherme Pontes de Souza, outro integrante do grupo, gostou de participar do projeto, apesar de ter sido trabalhoso. “Fazer essa plantação foi uma atividade diferente. Eu gostei”, afirma.

Por reconhecer a importância do tema recursos hídricos, o grupo Pequis participou da segunda fase com um projeto de caça às nascentes, com supervisão da professora Aline Gimenes Cesquim. Logo os integrantes perceberam o primeiro obstáculo: não havia nascentes próximas à escola. Mesmo assim, o grupo se organizou e conseguiu ir a campo para conhecer pessoalmente uma nascente. “Foi legal a experiência de visitar um parque ecológico e ver uma nascente. Não sabia que espécies de plantas invasoras poderiam atrapalhar e secar a nascente”, comentou o estudante Ray Pablo Aguilar Santos, integrante do grupo Pequis. Após a visita à nascente, o grupo elaborou e entregou um documento com solicitações ao secretário de Meio Ambiente de Pederneiras (SP), com objetivo de melhorar as condições da nascente. Na ocasião, ganharam sementes que puderam ser usadas pelo grupo Alunos Dinah na restauração de cobertura vegetal dentro da escola. 

Grupo Pequis ficou em segundo lugar na categoria Voto Popular na Restaura Natureza 2022. Foto: arquivo pessoal

A diretoria da Escola Estadual Professora Dinah de Moraes e Seixas apoia os professores e alunos que desejam participar de olimpíadas. A escola também participa de competições de matemática e língua portuguesa. “Após o isolamento da pandemia, que os deixou atados, eles voltaram com muita vontade de trabalhar nos projetos. Eu apoio, pois sei que quando o aluno se interessa por isso, melhora o seu aprendizado”, diz a diretora Cláudia. 

Saiba mais sobre os grupos Dinah e Pequis:

GRUPO DINAH

1º lugar da Categoria Voto Popular

Projeto de preservação e conservação de área verde na escola 

Professora responsável: Yara Manfrin Garcia

Estudantes integrantes:

  • Alexandre Gomes
  • Ana Júlia Dos Santos Nascimento
  • Emanueli da Silva
  • Guylherme Pontes de Souza
  • Ingrid Mendes dos Santos

GRUPO PEQUIS

2º lugar da Categoria Voto Popular

Projeto de caça de nascentes

Professora responsável: Aline Gimenes Cesquim

Estudantes integrantes:

  • Sandiely Souza de Meneses
  • Camila de Souza Silva
  • Ray Pablo Aguilar Santos
  • Yasmin Micaelli Pereira da Silva
  • Witorya Stephanne da Silva Melo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 de dezembro de 2023

Veja como foi a viagem dos estudantes campeões da Restaura Natureza 2023

O grupo campeão RioParaibaVive conheceu a Cerrado de Pé, Associação de Coletores de Semente da Chapada dos Veadeiros (GO) e realizou plantio – Foto: Katarina Silva/Coletivo Miracema/WWF-Brasil O grupo escolar RioParaibaVive, o grande campeão da Restaura Natureza 2023 – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil com organização da Quero na Escola – saiu […]

15 de novembro de 2023

Vencedores da Restaura Natureza integrarão o Conselho de Campeões

Em 2024, a Restaura Natureza contará com o primeiro Conselho de Campeões, formado pelos vencedores da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela associação Quero na Escola. Serão convidados a participar do Conselho de Campeões (2024-2026) os estudantes dos grupos vencedores das categorias Comissão Julgadora e Votação Popular da […]

17 de outubro de 2023

Cinco grupos escolares recebem menção honrosa na Restaura Natureza 2023

Além de escolher os vencedores das categorias Comissão Julgadora e Votação Popular da Restaura Natureza 2023 – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, a comissão organizadora fez menção honrosa a cinco grupos participantes da olimpíada que não venceram nos critérios estabelecidos, mas se destacaram na competição colaborativa. “A Restaura Natureza tem seus critérios pré-estabelecidos, mas, […]

Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.