Plano de ação 05 – Tem uma comunidade que cuida

Cuidando de nossos resíduos

Temas formativos relacionados: Comunidades, Escassez Hídrica, Leis que Protegem e Mudanças Climáticas.

Já pensou em um ambiente sem resíduos indesejáveis? Como seriam as ruas, parques, praças e as praias sem lixo? Hoje encontra-se lixo em todos os lugares, dos mananciais de água que abastecem cidades inteiras ao leite materno, onde foram encontrados microplásticos originários de embalagens descartadas incorretamente. Certamente, nossa espécie, toda a vegetação e os incontáveis animais nos mais variados ambientes estariam em melhores condições de existência sem esses resíduos. 

Um ambiente sem lixo realmente não parece muito viável no cenário atual em que, quanto maior o desenvolvimento econômico de uma cidade, maior será o volume de resíduos gerado. A produção de resíduos e seu descarte é, além de um estímulo à contínua exploração de recursos naturais, também um vetor de contaminação de rios, lençol freático e do solo, de forma que, uma correta gestão dos resíduos sólidos deve ser encarado como uma forma de restauração.  

Desafio 

  1. Compreender as múltiplas dimensões do lixo – mapear trajetória sem fim de uma embalagem, dimensionar volumes produzidos, conhecer as formas de coleta, disposição, manejo e o conceito de economia circular; 
  1. Conhecer e valorizar os atores sociais que trabalham na cadeia de coleta, manejo, reciclagem e aterramento dos resíduos por meio de ações educativas e do envolvimento da comunidade no cuidado com os resíduos produzidos; 
  1. Propor soluções para conscientizar pessoas, gestores públicos e melhorar a gestão local dos resíduos, melhorando a vida de quem vive da reciclagem, por exemplo. 

Atividade sugerida 

O manejo adequado dos resíduos sólidos nas cidades pode ser um trunfo para a economia e para o bem-estar humano, logo, um convite para engajar jovens que desejam um futuro mais justo. O desafio, então, é compreender o problema em todas as suas dimensões e propor ações capazes de impactar positivamente sua comunidade. É possível elaborar projetos transformadores e darão suporte a restauração dos ecossistemas. 

Esta ação começa pelo reconhecimento e mapeamento de agentes autônomos da coleta seletiva, pessoas que, no entorno da comunidade escolar, fazem algo relevante a partir da coleta e manejo de resíduos e materiais recicláveis, assim como das políticas públicas para redução e descarte correto do lixo.  

Restaurar a natureza inclui ações para restaurar a relação das pessoas com a natureza e criar condições para que todos possam contribuir.  

Para realizar o desafio é importante entender e aprender sobre 

  • Ciclo de vida de um produto; 
  • Os tipos de resíduos (plásticos, orgânicos, eletrônicos, químicos, etc.) e o problema do descarte irregular;
  • Biodiversidade, cobertura vegetal e sua importância na qualidade ambiental;
  • Serviços ecossistêmicos e produção de água; 
  • Vetores de poluição dos recursos hídricos; 
  • Saneamento básico e doenças de veiculação hídrica. 

Etapas:

  1. Implementação de pontos de coleta seletiva na comunidade:
  • Proponha a instalação de pontos de coleta seletiva em áreas estratégicas da comunidade, como praças, escolas e centros comunitários;
  • Estabeleça parcerias com órgãos públicos, cooperativas e empresas locais para fornecer e gerenciar esses pontos, incentivando a separação adequada de resíduos.
  1. Capacitação para práticas de compostagem:
  • Desenvolva programas de capacitação sobre compostagem, envolvendo a comunidade escolar e moradores locais;
  • Incentive a prática da compostagem doméstica e comunitária para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos destinados aos aterros sanitários, promovendo, assim, a restauração do solo;
  • Promova a implantação de projetos de compostagem na escola e na comunidade, visando transformar resíduos orgânicos em adubo para uso em hortas comunitárias e jardins;
  • Incentive a prática da agricultura urbana como uma forma de restaurar a fertilidade do solo e promover a produção local de alimentos.
  1. Campanhas de sensibilização para redução de resíduos:
  • Realize campanhas de sensibilização e educação ambiental para promover a redução do consumo de produtos descartáveis e incentivar a reutilização e a reciclagem;
  • Envolva os alunos na criação de materiais educativos e na organização de eventos para conscientizar a comunidade sobre a importância da gestão adequada de resíduos.
  1. Restauração de áreas degradadas com resíduos orgânicos:
  • Proponha a utilização de resíduos orgânicos compostados na restauração de áreas degradadas da comunidade;
  • Realize ações de plantio de mudas e recuperação de espaços verdes utilizando o composto orgânico produzido localmente, fortalecendo assim a conexão entre gestão de resíduos e restauração ambiental.
  1. Estímulo à economia circular:
  • Crie iniciativas que promovam a economia circular, como programas de reciclagem e reutilização de materiais;
  • Proponha parcerias com empresas locais para a criação de produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados, gerando empregos e promovendo a restauração ambiental;
  • Apoie o trabalho de cooperativas locais, oferecendo suporte técnico, logístico e financeiro para fortalecer a cadeia de reciclagem e valorizar o trabalho dos catadores.

Registro das Ações:

  1. Mapa interativo de pontos de coleta seletiva:
  • Crie um mapa interativo online que apresente os pontos de coleta seletiva na comunidade. Inclua informações sobre os tipos de resíduos aceitos em cada ponto, horários de funcionamento e resultados obtidos. Isso permitirá à comunidade localizar facilmente os locais adequados para descarte consciente.
  1. Relatório de impacto ambiental e social:
  • Elabore um relatório detalhado que destaque os impactos ambientais e sociais das ações implementadas. Inclua dados sobre a redução de resíduos destinados a aterros sanitários, a quantidade de materiais reciclados, a geração de empregos locais e outros indicadores relevantes. Esse relatório pode ser compartilhado com autoridades locais, empresas e a comunidade em geral.
  1. Exposição fotográfica “Antes e Depois”:
  • Organize uma exposição fotográfica que ilustre visualmente o impacto das ações na comunidade. Apresente imagens do ambiente antes da implementação das soluções de descarte e, em seguida, destaque os resultados positivos alcançados. Essa exposição pode ser realizada na escola, em eventos comunitários ou online.
  1. Campanha de conscientização:
  • Mantenha a comunidade local e escolar informada sobre a importância da gestão adequada de resíduos;
  • Compile as boas práticas e lições aprendidas ao longo do projeto em um documento acessível à comunidade;
  • Destaque os casos de sucesso, os desafios superados e as estratégias eficazes para envolver a comunidade na restauração ambiental;
  • Compartilhe essas informações para inspirar outras escolas e comunidades a adotarem práticas sustentáveis de gestão de resíduos.

Divulgue

Para além de registrar a sua ação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, um projeto como este deve ser compartilhado para que mais pessoas se engajem. Quanto mais pessoas souberem, mais chances de continuar e amplificar a ação.  

Fontes de pesquisa e inspiração 

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