Press release: Professora Keilla Vila Flor é nova embaixadora da Restaura Natureza, que tem inscrições prorrogadas
Unindo forças com o já embaixador Chico Bento, ela tem o objetivo de engajar as comunidades escolares na competição colaborativa de restauração de ecossistemas
A professora Keilla Vila Flor é embaixadora da Restaura Natureza – Foto por Jacqueline Lisboa/WWF-Brasil
A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil ganhou reforço com a chegada de mais uma embaixadora. A professora e historiadora Keilla Vila Flor se une ao famoso e carismático personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, na divulgação e engajamento do projeto, que teve suas inscrições prorrogadas até 31 de maio.
Formada em história pela UnB (Universidade de Brasília) e mestranda em História Social também pela mesma universidade, Keilla compartilha suas experiências de docência com mais de 87 mil seguidores no Twitter e mais 36 mil no Instagram. Embaixadora do WWF-Brasil desde 2022, é também é coidealizadora do projeto Tem Cor No Ensino, que visa democratizar o letramento racial em escolas de todo país.
Keilla aceitou apoiar a Restaura Natureza ao perceber que a olimpíada posiciona os estudantes como protagonistas do importante movimento de ajudar a natureza a se regenerar. “A olimpíada do WWF-Brasil vai além do teste de conhecimentos. Incorpora a educação com significado, pois permite que os estudantes apliquem seus talentos, de forma leve e divertida, na criação e concretização de seus próprios projetos para melhorar a sua realidade”, diz.
Por manter boa comunicação com educadores e estudantes, o reforço de Keilla na divulgação e engajamento desses públicos na olimpíada tem uma grande importância. “Com a contribuição da Keilla Villa Flor, damos mais passos para expandirmos coletivamente o diálogo sobre a importância das comunidades escolares serem reconhecidas e valorizadas, cuidadas e respeitadas. É na educação como formação cidadã que está o coração de uma sociedade mais saudável e conectada com a natureza”, diz Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza e diretora de Engajamento do WWF-Brasil.
Prorrogação das inscrições
Acolhendo o pedido de educadores, que indicaram a importância de haver mais tempo para convidarem seus alunos e trabalharem os temas formativos da olimpíada, a Restaura Natureza prorrogou suas inscrições até o dia 31 maio, data que marca também o fim da fase online. O cadastro é feito pelo site restauranatureza.org.br. Podem participar estudantes de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A olimpíada é composta por duas fases simultâneas: a fase online, que apresenta dez temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e jovens devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas. Os projetos práticos poderão ser enviados até dia 30 de junho no site da olimpíada. Os alunos acumulam pontos em ambas as fases. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza.
Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações vão concorrer em duas categorias que valem prêmios: Comissão Julgadora e Voto Popular. “A Restaura Natureza faz uma proposta interessante a educadores que querem não só levar conhecimento sobre o meio ambiente e mostrar a importância da harmonia das pessoas com a natureza para o nosso bem-estar, mas também impulsionar as habilidades dos estudantes de forma prática, na procura de boas soluções para os desafios ambientais que são tão urgentes”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação.
A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce)e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.
Inscrições:
Site: www.restauranatureza.org.br
Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br
Sobre a Quero na Escola
A Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos dedicada a iniciativas educacionais. Usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas. Conheça: queronaescola.com.br
Mais Informações
Assessoria de Imprensa WWF-Brasil
Rita Silva – [email protected]
Sandra Miyashiro – [email protected]
Fotos disponíveis para imprensa:
https://bit.ly/fotos_restaura_2023
E-book dos grupos vencedores da 1ª edição:
https://bit.ly/restauraebook2022
Vídeos da edição anterior: